quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Doenças

PÉ-DE-ATLETA - MICOSE





O pé-de-atleta é uma micose causada por fungos do género Epidermphyton. Este fungo é um microorganismo capaz de, em condições ideais para se proliferar, causar infecções.
Os fungos desenvolvem-se em todo o tipo de ambientes, porém mais ainda em lugares onde existe pouca ou nenhuma luz, bastante humidade e matéria orgânica morta.
O pé-de-atleta é uma infecção extremamente comum, que ataca mais homens do que mulheres, em geral adultos e é cientificamente chamado de Tinea pedis.
Ele pode incidir na pele e nas unhas, na região dos pés, sendo mais acentuado entre os dedos dos pés e de tratamento mais prolongado quando atinge as unhas.




Doença de Jorge Lobo
 
A Doença de Jorge Lobo, causada pelo Paracoccidioides loboi, fungo com nomenclatura ainda em discussão, é uma micose localizada, crônica e polimorfa que surge predominantemente na Amazônia e nunca fora de região intertropical. A inoculação parece dar-se por meio de traumatismo. Ocorre em especial no homem lavrador (10 homens:1 mulher).


 Quadro Clínico


Manifesta-se por lesões queloidiformes ou, ainda, vegetantes, infiltrativas, ulceradas gomosas, entre outras. São geralmente assimétricas e circunscritas a uma região. Os locais mais afetados são os pavilhões auriculares, membros inferiores e superiores. Quando acometidos, os gânglios mostram-se duros e sem flutuação. Em geral, o paciente mantém bom estado físico.

                                                                  Diagnóstico


Para diagnosticar a afecção, procede-se ao exame direto do material da lesão, que revela parasitas abundantes, bem como a histopatologia, que mostra histiócitos espumosos com riqueza de parasitas. Esses se evidenciam por serem fungos arredondados, com membrana de duplo contorno e reprodução por brotamento simples ou múltiplo. O Paracoccidioides loboi não cresce em cultura. 


                                                                     Tratamento


Podem-se utilizar a exérese cirúrgica, a clofazimina e a 5-fluorocitosina, com resultados nem sempre eficientes.






DOENCAS CAUSADAS POR FUNGOS

 

BLASTOMICOSE

 

Blastomyces dermatitidis

 
O B. dermatitidis é um fungo dismórfico que cresce em tecidos de mamíferos na forma de uma célula em brotamento. Ele provoca a blastomicose, uma doença garnulomatosa crônica denominada blastomicose norte americana. Reconhecida somente nos Estados Unidos e Canadá no inicio, agora também na América Central e do Sul, África, Oriente Médio, Polônia e Índia.
 

Morfologia

 
Geralmente o B. dermatitidis aparece como uma célula em brotamento, redonda e multinucleada, com parede birrefringente. Podem ocorrer pequenos segmentos de hifas.
 

Patogenia e Manifestações Clínicas

 
Mais comumente ocorre infiltrado pulmonar associado a uma variedade de sintomas constitucionais indistinguíveis daqueles observados em outras infecções agudas das vias aéreas inferiores, como febre, mal-estar, sudorese noturna, tosse e mialgias. Pode ocorrer pneumonia crônica. Quando disseminados, as lesões cutâneas superficiais são mais comuns, podendo evoluir para granulomas verrucosos ulcerados com bordas que avançam e região central com cicatrização. Ocorrem lesões ósseas, prostáticas, no epidídimo e testículos, principalmente.
 

Diagnóstico

 
Através de amostras de escarro, pús, exsudato, urina e biopsia de lesões. Microscopia a fresco, cultura, inoculação em animal e sorologia.
 

Tratamento

 
Anfotericina B (curativa na maioria dos pacientes com doença pulmonar e disseminada). Cetoconazol e Itraconazol.
 
Epidemiologia
 
É achado comum em áreas endêmicas, principalmente em cães. A blastomicose não é transmissível a partir de seres humanos ou de animais.

5 comentários:

  1. POR: Palloma Dantas

    Muitos fungos são parasitas de plantas, animais (incluindo humanos), e doutros fungos. Entre os patógenos importantes de muitas plantas cultivadas que causam danos e prejuízos à agricultura e silvicultura incluem-se o fungo da brusone do arroz, Magnaporthe oryzae, patógenos de árvores que causam a grafiose do ulmeiro, tais como Ophiostoma ulmi e Ophiostoma novo-ulmi, e Cryphonectria parasitica responsável pelo cancro do castanheiro, e patógenos vegetais dos géneros Fusarium, Ustilago, Alternaria, e Cochliobolus. Alguns fungos carnívoros, como Paecilomyces lilacinus, são predadores de nemátodos, que capturam usando um conjunto de estruturas especializadas como anéis constritores ou malhas adesivas.
    Alguns fungos podem causar doenças graves em humanos, várias delas fatais se não tratadas. Entre estas incluem-se aspergiloses, candidíases, coccidioidomicose, criptococose, histoplasmose, micetomas, e paracoccidioidomicose.Também as pessoas com imunodeficiências são particularmente suscetíveis a doenças causadas por géneros como Aspergillus, Candida, Cryptococcus, Histoplasma, e Pneumocystis.Outros fungos podem atacar os olhos,unhas,cabelo,e especialmente a pele, os chamados fungos dermatófitos e queratinófitos, causando infecções locais como dermatofitose e pé-de-atleta.Os esporos dos fungos são também uma causa de alergias,e fungos de diferentes grupos taxonómicos podem provocar reações alérgicas.

    ResponderExcluir
  2. Plantas carnívoras todos já ouviram falar mas e fungos carnívoros? Pois eles existem e há aproximadamente 50 espécies de fungos carnívoros. Por exemplo, o Arthrobotryx anchonia captura nemátodes, pequenos vermes muito abundantes no solo. Para esse efeito, possui umas armadilhas em forma de anel que estrangulam a presa.
    Suas postagens estão ótimas!
    o blog em si está ótimo, me informei sobre várias coisas interessantes que n sabia, que vão vai ser importante pro resto da minha vida!!!
    Parabéns a galera aew!!!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, os fungos causam uma terrível micose e atingem 90% dos homens e o tratamento nem sempre é bem sucedido. Eles se desenvolvem em qualquer ambiente, porém muito mais em lugares escuros, onde há pouca luz. Esses fungos adoram a humidade para se ploriferar.

    Por: Elane Vale

    ResponderExcluir
  4. Na primeira classe encontramos os dermatófitos, fungos responsáveis por micoses cutâneas ou superficiais, envolvendo a pele e seus anexos. algumas espécies são próprias de animais domésticos ou vivem no solo, podendo induzir manifestações inflamatórias intensas e reações alérgicas, evoluindo, geralmente, para a cura espontânea. Outras espécies são patogênicas específicas do homem e produzem manifestações inflamatórias menos acentuadas, de evolução crônica e pouco alergênicas.

    ResponderExcluir
  5. Amei o conteúdo do Blog, gostaria q complemtentasse com a parte boa dos fungos, e a contribuição deles para a industria farmacêutica e alimentícia.

    ResponderExcluir