sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Inspetor Saúde e os fungos



Este vídeo é muito interessante e fala um pouco sobre as micotoxinas que são substâncias químicas tóxicas produzidas por fungos. Na sua ação de decomposição dos alimentos, os fungos são capazes de produzir metabólitos secundários, não essenciais para sua manutenção primária, mas capazes de atingir outras espécies. Essas micotoxinas são muito estáveis ao calor, sensíveis à radiação U.V. e podem causar doenças.

Realizado por:
Bruno Lisbôa
Elane Vale
Isabela Pereira
Lais Naghilla
Rodrigo Souza

4 comentários:

  1. Vi o vídeo e o achei muito interessante. O que mais me chamou atenção foi a contaminação de alimentos como por exemplo as nozes, a castanha, o milho e o amendoiom, pois mesmo com a presença de fungos a aparência deles não demonstra muito isso. Pelo visto os grãos são os mais expostos as micotoxinas e estas ao serem ingeridas, inaladas ou absorvidas pela pele podem causar: estado de letargia, perda de peso, intoxicações, câncer e óbito em homens e animais.
    Os grãos podem ser infestados durante o cultivo ou no período pós-collheita. Desta forma, os fungos são classificados em Fungos do Campo e Fungos do Armazenamento.
    Os fungos do campo contaminam os grãos durante o cultivo por estes requererem ambientes com umidade relativa superior a 80%. Enquanto fungos do armazenamento demandam menor quantidade de água, desta forma, estes proliferam em maior intensidade na massa de grãos no período pós-colheita.
    Temos que ter bastante cuidado e ingerir o mínimo possível de alimentos que possam nos trazer as micotoxinas, mas não esquecer é claro das outras formas de contaminação de fungos que também podem se dar de outras maneiras. Manter-se sempre ligado e com uma boa higienização é necessário não só à prevenção de doenças causadas por fungos, mas por diversas outras, além de garantir uma melhor qualidade de vida. Por: Isabela Pereira

    ResponderExcluir
  2. Achei muito interresante esse video, porque ele nos mostra algumas curiosidades dos fungos, quando ele fala das micotoxinas que elas são toxinas produzidas pelos fungos, eu nao sabia sobre o amendoim achei isso bem legal porque muitas pessoas nao sabem sobre isso e acaba ajudando as pessoas a entenderem mais sobre isso, adorei o video muito informativo e mostra como saber que os alimento está com os fungos, muitas pessoas cortam o alimento sem saber que ainda ele esta com o fungo, ajudou bastante !
    Lais Naghilla Cruz Pinto !

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. LUCAS OLIVEIRA LOBO
    O VIDEO É MUITO INTERESANTE QUE FALA MUITAS CURIOSIDADES DOS FUNGOS,QUE NOS DEVEMOS LAVAR BASTANTE OS alimentos , POIS OS FUNGOS ESTAO EM QUASTemos que ter bastante cuidado e ingerir o mínimo possível de alimentos que possam nos trazer as micotoxinas, mas não esquecer é claro das outras formas de contaminação de fungos que também podem se dar de outras maneiras. Manter-se sempre ligado e com E TODAS AS COISAS.

    ResponderExcluir